Dia do Desafio 2019

O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em 2019, o Dia do Desafio será em 29 de maio. O principal objetivo, nesta data, é motivar a população para a prática de atividades físicas, visando à melhoria da saúde física e mental. Trata-se de uma campanha que mobiliza pessoas para que, juntas, possam adotar novos comportamentos, modificar hábitos sedentários e vivenciar atitudes para uma vida mais saudável, por meio das práticas físico-esportivas, respeitando as preferências, habilidades e limitações de cada um. Dando continuidade às ações de sensibilização e conscientização de toda a comunidade escolar com relação aos inúmeros benefícios que a prática regular da atividade física traz a todos, a Secretaria de Estado da Educação apoia mais uma vez essa iniciativa do SESC, realizada em parceria com as Prefeituras Municipais, incentivando a participação das Escolas Estaduais, na programação do Dia do Desafio 2019, a ser desenvolvido em todos os municípios do Estado de São Paulo que se inscreveram oficialmente para o evento.

Essa será a 25ª edição de uma campanha que incentiva a prática de esportes e atividades físicas, com inclusão de pessoas de todas as idades, em especial dos jovens, e se realiza por meio de uma competição amigável entre os municípios inscritos.

Para que a participação seja considerada válida, todos devem realizar, no mínimo, 15 minutos de atividades físicas variadas. Essas atividades tanto podem ser realizadas durante as aulas de Educação Física ou de outra disciplina, pelos alunos, nesse dia, como durante uma sessão coletiva, realizada no pátio da escola, na entrada dos períodos, principalmente Manhã e Tarde. Vale lembrar que essas atividades deverão ser contextualizadas, uma vez que o “Dia do Desafio” é um dia de reflexão e de celebração da importância da atividade física para a saúde dos indivíduos, lembrando, também, que as atividades a serem realizadas fazem parte do Guia de transição de Educação Física das escolas estaduais.

No ano de 2018, o Dia Nacional do Desafio entrou oficialmente para o calendário do país, pela lei no13.645 de 04 de abril de 2018, publicada no DOU de 05-04-18. Esse impulso oficial será de grande importância para a visibilidade do evento e para promover maior adesão à campanha. Em 2017, mais de 43,8 milhões de pessoas aderiram ao desafio, em 3.469 cidades, de 19 países do Continente Americano. Desse total, 1.893 municípios são brasileiros. A cidade de São Paulo, por exemplo, participa do projeto desde 1999 e, em 2017, contou com a adesão de 2.417.359 de pessoas, o que representa 21% da sua população oficial.

O número total de participantes das atividades do Dia do Desafio das Unidades Escolares juntamente com registros fotográficos, deverão ser repassados a Diretoria Regional de Ensino – DER SV até as 16h00 do dia 29/05/2019 – para o e-mail : alanlucas@prof.educacao.sp.gov.br – para ser devidamente validada a ação.

Maiores informações, favor entrar em contato com Núcleo Pedagógico DER SVI , ou pelo Site : www.diadodesafio.org.br

Contamos com a colaboração de todas as Unidades Escolares dos municípios participantes

Para mais informações acesse: https://desaovicente.educacao.sp.gov.br/