Programa Escola da Família conta com mais de 9 mil voluntários

As escolas participantes abrem suas portas aos finais de semana para a comunidade

Há 15 anos, o Programa Escola da Família promove ações que integram escola e comunidade. As escolas participantes abrem as suas portas aos finais de semana e se transformam em centros de convivência.

As atividades oferecidas nas 2.400 escolas participantes são centradas em quatro eixos: esporte, trabalho, saúde e cultura. O programa contabiliza 9.100 voluntários e projetos realizados para e com a comunidade.

“Quando a comunidade participa das atividades, ela está enriquecendo o seu repertório”, afirma a coordenadora geral do Programa Escola da Família, Carmen Lúcia Bueno Valle.

Entre as atividades oferecidas estão cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes.

“Eu acredito que existe um caminho, a gente está plantando uma semente, onde essa semente pode trazer um futuro melhor para essas crianças”, explica Felipe Freitas, pai de um aluno que foi convidado pela escola a se tornar um voluntário do programa. Atualmente ele dá aula Jiu-Jitsu.

Para participar do programa, os voluntários devem apresentar uma proposta de acordo com suas habilidades dentro dos quatros eixos do programa e da necessidade da comunidade. Preencher um Termo de Adesão com dados pessoais e uma breve explicação sobre as suas motivações para se tornar um voluntário. Depois, entrar em contato com uma escola participante do programa. Mais informações aqui.