Começa hoje a matrícula para 2020 na rede estadual

Atualização do app permite acesso às plataformas digitais por onde é possível fazer rematrícula dos estudantes a partir desta segunda

Começa nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, a matrícula para o ano letivo de 2020. A Educação espera que 2,5 milhões de responsáveis pelos estudantes matriculados nas escolas estaduais de São Paulo realizem a matrícula 2020.

A matrícula pode ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) ou Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br).

O prazo para este serviço começa nesta segunda e vai até o dia 23 de setembro, para quem já é aluno das escolas estaduais. A inscrição para os estudantes de outras redes vai ocorrer entre 1 a 31 de outubro.

Com isso, passarão a ter acesso às plataformas digitais da SEDUC. Com a atualização cadastral dos responsáveis pelos alunos, a Seduc quer aumentar o acesso às plataformas digitais da Seduc, e dessa forma, estruturar novos canais de comunicação.

“Queremos que o cadastro seja todo feito online a partir do ano que vem. Estamos ampliando o leque de opções, uma vez que o pai ainda terá a escola e a secretaria como apoio para realizar a matrícula. Queremos otimizar o pessoal e também tornar o processo mais automático”, afirma o secretário de Educação Rossieli Soares.

Como funciona

Por meio do app Minha Escola SP, ainda é possível ter acesso a boletim com notas e faltas, horário de aulas e até uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno.

Para fazer o login, os estudantes devem preencher os campos com os números do R.A. – registro do aluno – e a senha que já utiliza na Secretaria Escolar Digital (SED). “O R.A. é um dos registros mais importantes que o estudante pode ter na vida escolar, e por isso, deve sempre estar em mãos. Recomendamos que o estudante saiba de cor”, pontua Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação.

Para ter acesso ao RA é preciso ter um cadastro. Aqueles que ainda não possuem o cadastro, poderão realizar a confirmação da matrícula na escola do estudante e atualizar seu cadastro.