‘Minha Escola SP’ traz muitas facilidades aos pais e alunos da rede

 

Clique aqui para instalar o aplicativo

Plataforma recém-lançada pela Secretaria da Educação é um canal de comunicação direto e gratuito com a rede

A partir de agora, pais, famílias e alunos possuem um canal de comunicação direto e gratuito com a rede, que chegou para facilitar a vida escolar de muitos jovens.

O “Minha Escola SP” foi lançado pela Secretaria de Estado da Educação em agosto e tem como intenção reunir as principais informações do aluno dentro da escola. Boletim, registro de frequência, cartinha estudantil e avaliação da merenda são algumas das atividades possíveis de encontrar na plataforma.

De acordo com o titular da pasta, João Cury, trata-se de uma estratégia para mensurar as dificuldades de uma rede muito grande e diversa. “Queremos ouvir o aluno e o funcionário para ampliar o diálogo e diminuir distâncias”, explica.

O serviço foi desenvolvido pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), órgão vinculado à Secretaria, e beneficiará 3,7 milhões de alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio em todo o Estado.

“É uma aposta muito grande, pois ele oferece novos serviços para facilitar a vida do aluno. Queremos que a comunidade se engaje mais com esse conceito”, afirma o coordenador da CIMA, Marcelo Cabral.

A avaliação das merendas, por exemplo, será fundamental para a rede continuar aprimorando seus cardápios diários nas unidades escolares. Para isso, os alunos contam com uma enquete dentro do aplicativo que permite qualificar, positivamente ou negativamente, a refeição do dia.

“Para que possamos melhorar e construir a escola da melhor maneira possível, é importante ouvir o aluno, porque ele pode qualificar e sugerir merendas. Estamos construindo algo que seja bom para todos”, afirma Júlio Ramos, coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE).

Vale lembrar que na plataforma o acesso à carteirinha estudantil também pode ser feito de maneira off-line, após o acesso inicial. Neste documento, o aluno conta com a fotografia, nome, série e escola. Cada uma traz um QR Code, que será utilizado para checar a identificação do aluno da rede.

“O aplicativo vai ser muito útil, principalmente pela interação dos pais e dos alunos com a gente”, reitera Kátia Yamamoto, diretora da E.E. Professor Antonio José Leite, localizada na zona Norte da capital paulista.

Nesta primeira fase de implantação, está disponível para celulares e tablets com sistema Android (basta baixar Minha Escola SP na Play Store).