Saresp 2018: Notas do Ensino Médio avançaram

Resultados das provas, realizadas em novembro, pela primeira vez são divulgadas no mesmo ano da aplicação

Nesta quarta-feira (19), o governador Márcio França e o secretário de Estado da Educação João Cury divulgaram as notas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2018. O anúncio foi feito durante uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

Os resultados das provas, realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, mostraram que pela terceira vez consecutiva as notas do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática cresceram.

Comparada à edição de 2017, em Língua Portuguesa o aumento foi de 4,3 pontos no Ensino Médio – o melhor desempenho da disciplina na história do ciclo no Saresp. Do mesmo modo, houve avanço em Matemática: 278,6 contra 278,3. Em 2016, as notas foram respectivamente, 273,0 e 278,1.

De acordo com o secretário João Cury, as notas sintetizam o esforço conjunto de alunos, professores e servidores. “O ano foi de ouvir as necessidades da rede e, em tempo recorde, entregar as devolutivas”, afirma.

O titular ressaltou ainda que foi a primeira vez as médias foram divulgadas antes do encerramento do ano letivo, o que facilitará o planejamento das escolas.

Para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), a avaliação também foi positiva. No 5º ano, os estudantes obtiveram 217,0 em Língua Portuguesa e 227,4 em Matemática. O 7º ano conquistou o melhor resultado das 21 edições do exame da etapa nas duas disciplinas. A média registrada foi de 226,0 em Língua Portuguesa e 231,5, Matemática.

“Temos que mostrar um serviço público diferente do que imaginam. Se você permite que as pessoas falem e emitam opiniões, conseguimos encontrar soluções mais fáceis. A demonstração disso está nos resultados do Saresp”, avalia o governador Márcio França.

– Confira o histórico das notas do Saresp por disciplina: